Notícias

17/01/2014

Sensação de -40°C: Brasil conclui missão de 25 dias na Antártida

Após 25 dias em uma sensação térmica de -40°C, foi concluída a missão brasileira na Antártida que levou cientistas ao módulo Criosfera 1. O equipamento está instalado a cerca de 670 km do Polo Sul, desde janeiro de 2012. Os cientistas retornaram no final de semana ao Brasil.

A equipe partiu para o continente gelado no dia 5 de dezembro para o acampamento localizado na geleira Union. No dia 7, eles partiram em direção ao módulo, que recebe um upgrade tecnológico.

Os cientistas instalaram, entre outros equipamentos, 10 sistemas de filtragem de ar independentes para a campanha de inverno 2014. Esses filtros irão coletar aerossóis durante seis horas por dias, que depois serão utilizados para análise da composição atmosférica.​

Um dos destaques da missão foi o impacto zero no ambiente. O módulo é movido a energia solar e eólica, o que permitiu que os mais de 20 dias de acampamento transcorressem sem a queima de combustíveis fósseis. A missão não deixou qualquer resíduo sólido ou líquido na área. Até mesmo as fezes e urina foram transportadas - o fato de estarem congeladas ajudou os pesquisadores.

A missão foi integrada pelos pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Heitor Evangelista da Silva e Marcio Cataldo Gomes da Silva; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Heber Reis Passos, e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Renato Campello Cordeiro.

Fonte: Terra

Equipe passou 25 dias, com sensação térmica de -40°C, para instalar novos equipamentos